Em 2018, na sequência da aprovação do projeto de redesign dos elementos permanentes da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo, e contando com a proximidade e abertura estabelecida por esse projeto, resolvi dedicar tempo e energia propondo algumas melhorias em alguns outros aspectos do cotidiano do clube que mereciam passar por processos semelhantes de evolução.

Quando o publicitário Antônio Tabet assume a Vice Presidência de Comunicação do Flamengo em meados de 2015, sua missão era mudar a escala de alcance das redes sociais e de outros canais digitais de comunicação oficial do clube, subutilizados diante do potencial de usuários da maior torcida do país.

A FLAtv, outrora TV Fla, passa a receber mais atenção e recursos para produção de conteúdo e transmissões ao vivo. E em pouco mais de 2 anos o perfil de Youtube do Flamengo salta de 55 mil para 630 mil inscritos, tornando-se o maior canal de clubes de futebol da América Latina. Atualmente a FLAtv possui mais de 6.8 milhões de assinaturas, sendo a 7ª maior TV de clubes do mundo (04/24).
Visando dar ainda mais tração para esse processo de crescimento exponencial, além de alinhar a FLAtv à nova comunicação institucional do Flamengo, resolvi desenvolver uma proposta criativa não solicitada, um exercício de criação e reposicionamento estratégico orientado pela nova imagem sugerida para a evolução do canal

Abaixo, um pouco do processo, elementos propostos, assinaturas, grafismos e algumas sugestões de uso.
logotipo principal em cores e fundos institucionais, dando maior destaque ao elemento nominal FLA, através do peso tipográfico e contraste cromático.
A ideia era criar um símbolo proprietário simples, forte, vinculado aos elementos principais de identificação do clube, mas sem redundância. A marca poderia ou não aparecer acompanhada dos escudos oficiais do Flamengo, uma vez que o nome FLAtv era forte o bastante para assegurar reconhecimento imediato e clara associação ao clube.
experimentando avatares para o Youtube e demais canais de comunicação vinculados à FLAtv.
logotipo FLAtv+: plataforma de conteúdo exclusivo para assinantes + assinaturas combinadas com elementos institucionais do clube
exercícios de cartelas, grafismos e linguagens de apoio. por ser bastante dinâmica, tudo nesse projeto sugere movimento, luz, projeção e brilho.
Responsável pela gestão interna do processo de redesign dos escudos do Flamengo, em 2017, Tabet se afasta do clube no início de 2018, pouco antes do lançamento do projeto que fizemos juntos. Sem um substituto na pasta, as iniciativas de modernização e profissionalização da comunicação do clube são descontinuadas, até o fim da gestão EBM. 

Esta proposta de redesign chegou a ser apresentada para funcionários do quadro fixo de comunicação e marketing do clube à época, mas sem qualquer devolutiva ou resultado concreto. Em 2021, após 2 anos sob nova direção, o Flamengo apresenta uma mudança na identidade visual da FLAtv, criada internamente e vigente até hoje.​​​​​​​
Importante ressaltar que a proposta acima trata-se de um exercício e provocação de projeto. Muito provavelmente o trabalho ainda precisaria passar por ajustes e testes antes de ser implementado, e sua publicação não é uma crítica à marca existente - apenas vontade de mostrar coisas guardadas na gaveta. Mas... o projeto segue à disposição do clube, quem sabe um dia. ;-) 

Obrigado pela atenção e SRN!
Fabio Lopez é carioca, designer e mestre pela ESDI /UERJ e professor da PUC-Rio. Entende o design como um poderoso instrumento de produção cultural e discussão política, e atua como profissional independente em projetos de tipografia, sinalização, identidade visual, moda e ilustração. É autor do projeto mini Rio, homenagem e extenso exercício de representação visual que resultou na criação de mais de 200 pictogramas e padronagens sobre sua cidade. É autor dos projetos War in Rio, Bando Imobiliário Carioca e Batalha na Vala - tríade de paródias que aborda o tema da violência urbana no Rio de Janeiro. É responsável pelo logotipo que integra as marcas Olímpica e Paralímpica Rio 2016, e desenvolveu a identidade visual do CCD - Centro Carioca de Design, órgão de fomento vinculado à prefeitura do Rio. Em 2017 criou o Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro em concurso organizado pelo IPHAN, e desenvolveu o projeto de redesign da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo, seu time do coração. Desenvolveu projetos de pictogramas de serviço para o Canal Futura (2019) e para o Grupo Hortifruti / Natural da Terra (2020), bem como outros trabalhos autorais nesse campo. Atualmente integra o conselho curador da Bienal Latino-Americana de Tipografia Tipos Latinos, após ter sido jurado e coordenador da mostra entre 2010 e 2014. Pesquisa design filatélico e desenvolveu 5 emissões postais para os Correios do Brasil. Em 2018 publicou o jogo de cartas Design Against Humanity, versão temática de Cards Against Humanity. Propôs e desenvolveu o projeto de redesign e criação de identidade visual para a PUC-Rio, umas das maiores universidades privadas do Brasil. Já fez fonte, cartaz, site, livro, estampa, ilustração e vandalismo - e acredita que qualquer tema pode render um bom projeto. É palestrante, consultor e escreve coisas estranhas.
proposta FLA TV
Published: